segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Cultura Grega Antiga Tamara e Mayara

CULTURA GREGA ANTIGA

1- Os jogos olímpicos:
Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C., os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Porém, foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidade-estados. 









Atletas das cidade-estados gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.









Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos Jogos Olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.









Quando os romanos invadiram e dominaram a Grécia no século II, muitas tradições gregas, entre elas as Olimpíadas, foram deixadas de lado. No ano de 392 d.C., os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.
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2- Inicialmente como aconteciam os jogos olímpicos? pág. 126
Inicialmente, os jogos aconteciam em um campo de luta, em espaço aberto; posteriormente passaram a ser realizado no ginásio, um centro esportivo fechado, equipado com banheiros, vestiários e salas de aula. A recompensa pela vitória em uma competição simbólica: os vencedores ganhavam uma coroa com folhas de louro e eram recebidos com enorme entusiasmo na volta a sua cidade, na qual, por vezes, erguiam-se estátuas em homenagens a eles. Proibidos as mulheres, que não podiam participar nem como atletas, e nem na platéia.

3- Sobre os dois gêneros teatrais: pág. 127

  1. Como era o gênero da comédia? A comédia usava o humor para criticar os costumes, satirizar os políticos e questionar o funcionamento das instituições, o ator mais conhecido no gênero da comédia era Aristófanes.
  2. Como era o gênero da tragédia? A tragédia utilizava uma linguagem rebuscada, o tema da tragédia era em geral a mudança drástica na vida das pessoas.

4- Como o escultor grego do período clássico costumava produzir a figura humana? pág. 128
O período clássico procurava reproduzir a figura humana de maneira fiel, harmoniosa, de modo que transmitissem ao observador uma ideia de movimento.

5- Como Sócrates levava as pessoas a perceberem que ignoravam o assunto? Qual era a premissa do método socrático? pág. 129
Sócrates propunha o diálogo como caminho para chegar ao conhecimento. Por meio de perguntas pensadas, Sócrates levava a pessoa com a qual estava dialogando a perceber que ignorava o assunto. Ao refletir sobre virtude, por exemplo, Sócrates procurava, inicialmente, retirar do seu interlocutor a convicção de que ele sabia o que era virtude; posteriormente, e por meio de novas perguntas, esforçava-se para que ele fosse chegando ao conceito ou a definiçãoP de virtude. Esse método socrático que levava o interlocutor a duvidar do que sabia e a ir construindo um conceito é chamado de maiêutica.
Uma premissa do método socrático esta contida na afirmação atribuída a ele ''Só sei que nada sei''. Outra questão importante para Sócrates era o autoconhecimento; Daí outra frase atribuída a ele ; ''Conhece-te a ti mesmo''.

6- O que Platão fundou? Por que Platão era contra a democracia? Para ele como deveria ser o governo de uma cidade? pág. 130
Platão fundou em Atenas uma escola de filosofia chamada Academia. Platão era radicalmente contrário à democracia ateniense; para ele, uma pessoa comum não tinha capacidade de fazer parte do governo da cidade; confiar o governo a ela era o mesmo que permitir a um aprendiz que pilotasse um navio durante uma tempestade. Segundo Platão, o governo de uma cidade deveria ser entregue aos filósofos, isto é, aos poucos indivíduos com capacidade para tratar os problemas humanos com sabedoria; esse filósofos governantes não buscariam o poder ou riqueza, mas o bem e a justiça.

7- Heródoto pai da História. O que investigou em seu livro denominado de Histórias ? De quais fontes se utilizou ? pág. 131
Em sua principal obra, denominada histórias, Heródoto investigou pessoalmente vários episódios por 
ele narrados e mostrou capacidade de observação e espírito crítico. Na sua narrativa utilizou-se)
principalmente de fontes escritas ( livros e documentos oficiais) e orais (relatos se testemunhos). Em 
algumas trechos da obra, porém, Heródoto reproduz crenças de sua época, como a intervenção
dos deuses na vida humana. Além disso, ao aborda uma guerra entre os gregos e os persas, 
mostrou-se totalmente favorável aos gregos.

8- Guerras greco-pérsicas ou médicas Pág. 132
 
    
  1.  Explique sobre a Confederação de Delos;
    Vencidas as guerras, os ateniense convenceram as outras cidades gregas a se unirem, alegando que os persas poderiam voltar a atacá-las. Formou-se então a Confederação de Delfos; união das cidades gregas sobre a liderança de Atenas.

    b.O que foi a Guerra do Peloponeso? Quem estava do lado de quem ? pág. 133
    Na guerra contra os persas, as cidades gregas tinham se unido na Confederação de Delos sob a liderança de Atenas, Esparta reagiu ao imperialismo ateniense, aliando-se a outras cidades descontentes, como Tebas e Corinto, e formando com elas a liga do Peloponeso, a rivalidade entra Atenas e Esparta e suas respectivas aliadas evoluiu para a guerra.
    A guerra do Peloponeso foi uma luta de gregos contra gregos. De um lado, estava Atenas e suas aliadas; do outro, Esparta e suas aliadas A vitória coube a Esparta.













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