quarta-feira, 25 de abril de 2018

Ester


A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA

Inserir uma imagem sobre uma das questões abaixo.
Resultado de imagem para Pré-história do litoral. Onde e como viviam os sambaquieiros?

1- Como o homem pré-histórico chegou a América? Explique.

Segundo a teoria transoceânica, há cerca de 10 mil anos os homens que habitavam a Polinésia (na região da Oceania) se locomoveram em direção à América do Sul em pequenos barcos. Esses teriam se movido por meio das correntes marítimas que os conduziram.De acordo com a teoria de Bering, o homem teria chegado à América através do Estreito de Bering, localizado entre o extremo leste do continente asiático e o extremo oeste do continente americano.

2- Como o homem pré-histórico chegou ao Brasil? Explique.

Revendo a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil em 1500, a vida humana já estava em territórios brasileiros há muito tempo. Por meio de estudos e indícios, estima-se que o território brasileiro tenha sido povoado por homens entre 40 e 50 mil anos atrás. Acredita-se, ainda, que os primeiros humanos a chegarem no continente Americano, vieram da Ásia e foram se espalhado por todo o território até chegarem ao Brasil.

3- Pré-História, Minas Gerais. Por que as ossadas humanas encontradas em Lagoa Santa estão desafiando teorias? explique.

Na maior parte do tempo, essa gruta fica alagada, tornando impossível qualquer tipo de exploração do seu interior. Ainda assim, durante eventos de seca intensa que ocorrem a cada 30 anos, o nível freático fica tão baixo que é possível entrar nela. Em 1842 e 1843, durante um desses grandes períodos de seca, Lund e Brandt escavaram os depósitos subterrâneos da gruta do Sumidouro, que já desconfiavam serem muito antigos (Neves et al., 2007a). Neles, Lund e Brandt encontraram ossos humanos de muitos indivíduos, associados a ossos de animais extintos, convencendo-os da antiguidade temporal do homem americano. Foi nessa mistura de espécies extintas e ainda vivas que apareceram os restos enigmáticos do cavalo e do homem, todos no mesmo estado de decomposição, de modo a não deixar nenhuma dúvida sobre a coexistência desses seres cujos restos foram enterrados juntos.Portanto, mais de três décadas antes que a comunidade norte-americana sequer começasse a cogitar a existência do Homem Glacial americano, e mais de meio século antes que as primeiras evidências nesse sentido fossem geradas.

4- Pré-história, Piauí. Quais são os vestígios arqueológicos mais importantes que são preservados no Parque Nacional da Serra da Capivara? 

Monumental museu a céu aberto, entre belíssimas formações rochosas, onde encontram sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de humanos e animais pré-históricos. O parque nacional foi criado graças, em grande parte, ao trabalho da arqueóloga Niéde Guidon, que hoje dirige a Fundação Museu do Homem Americano, instituição responsável pelo manejo do parque.
5- Pré-história do litoral. Onde e como viviam os sambaquieiros? Explique.  

Os povos que habitavam as regiões litorâneas e formaram os sambaquis com suas ações são conhecidos como povos do sambaqui. Os concheiros, como também são chamados os sambaquis, medem, no Brasil, entre 2 e 20 metros de altura, podendo chegar a 100 metros de diâmetro. Alguns são datados com mais de 5000 anos.

6- Quem eram? Onde e como viviam os Tupis? Como as tribos deles eram dirigidas?


Os tupis se compunham de tribos compostas de unidades menores, as aldeias, que mantinham entre si interesses comuns. Nas aldeias, havia, normalmente, de quinhentas a seiscentas pessoas, que viviam em grandes habitações ou malocas coletivas, cuja estrutura de madeira recebia uma cobertura de folhas de palmeira. Em geral, o número de habitações variava de quatro a sete por aldeia, cada uma delas abrigando um grande grupo familiar. A poligamia era prática comum entre os chefes e entre os guerreiros mais destacados.

A divisão do trabalho era feita de acordo com o sexo e a idade. As mulheres, além dos afazeres domésticos, ocupavam-se da agricultura e da coleta e colaboravam na pesca. Encarregavam-se da preparação do cauim - bebida fermentada à base de mandioca - e de muitas atividades artesanais, como tecer redes, trançar cestos, fazer tapetes etc.
Além da derrubada da mata e da preparação da terra para o plantio, os homens ocupavam-se da caça, da pesca e da fabrica de canoas, armas de guerra e instrumentos de trabalho. Deviam erguer as habitações, defender a aldeia, tomar parte da guerra e executar os prisioneiros, se sua tribo praticava a antropofagia. Também eram os homens que exerciam a função de curandeiros.
  As crianças ajudavam os pais em algumas atividades e realizavam tarefas correspondentes à sua idade, como cuidar dos irmãos menores ou espantar os pássaros das plantações no período que antecedia a colheita. Os tupis são os índios que falam (ou falavam) línguas pertencentes ao tronco tupi. Constituem a mais conhecida etnia indígena brasileira.
Antigamente viviam na Amazônia, principalmente na parte baixa, ou final, do rio Amazonas. A partir daí, espalharam-se por uma grande faixa de terreno, ao longo da maior parte do litoral brasileiro, Entre seus grupos destacaram-se os tupiniquins e os tupinambás, que eram inimigos entre si. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, no século XVI, encontraram índios tupiniquins no litoral sul da Bahia. Outros grupos indígenas, como os mundurucus e os potiguaras, também fazem parte do chamado tronco tupi.

7- Identifique os principais aspectos da Civilização Marajoara. Explique sobre a arte Marajoara.

Subdivida-se em várias fases distintas, refletindo níveis de ocupação e desenvolvimento da sociedade, sendo as de Ananatuba, Mangueiras, Formiga, Acauã, Alta Marajoara e Aruã. Nas duas últimas, desenvolveu-se o que chama-se de civilização dos Cacicados Amazônicos, que ia desde o Tapajós até a foz do rio Amazonas, Trabalhos sofisticados em cerâmica, grandes pinturas elaboradas e desenhos com representações de plantas e animais são a descoberta mais impressionante na área e forneceram a primeira evidência de uma sociedade complexa no Marajó.




8- Inserir um vídeo do You Tube sobre uma das questões acima.

https://youtu.be/r-_f6YgmU5E



Nenhum comentário:

Postar um comentário