segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Cultura Grega Antiga, Rafaela e Carla

CULTURA  GREGA ANTIGA


1-Platão.

           Platão (427 a.C. - 347 a.C.) foi um filósofo grego da antiguidade, considerado um dos principais pensadores da história da filosofia. Sua obra “República” é a primeira Utopia da história. Era discípulo do filósofo Sócrates. Sua filosofia é baseada na teoria de que o mundo que percebemos com nossos sentidos é um mundo ilusório, confuso. O mundo espiritual é mais elevado, eterno, onde o que existe verdadeiramente são as ideias, que só a razão pode conhecer.Em sua escola, a “Academia”, Platão reunia-se com seus discípulos para estudar Filosofia e Ciências. No campo científico, dedicava-se especialmente à Matemática e Geometria. Mas o que o filósofo procurava transmitir era principalmente uma profunda fé na razão e na virtude, adotando o lema de seu mestre Sócrates: “O sábio é o virtuoso” Essa foi a preocupação máxima dos seus últimos anos, quando escreveu suas obras mais notáveis. Entre seus discípulos o que mais se destacou foi Aristóteles, que mesmo discordando do mestre, sofreu sua influência.


Platão


  
 2- Inicialmente como aconteciam os jogos olímpicos? pag 126
Inicialmente, os jogos aconteciam em um campo de luta, em espaço aberto; posteriormente passaram a ser realizados no ginásio, um centro esportivo fechado, equipado com banheiros, vestiários e salas de aula, onde se praticavam leitura, escrita, música e oratória.


3- Sobre os dois gêneros teatrais: pag 127


  1. como era o gênero da comédia?


A comédia usava o humor para criticar os costumes, satirizar os políticos e questionar o funcionamento das instituições. A comédia permitia o uso de palavrões.


  1. como era o gênero da tragédia?


O tema da tragédia era em geral a mudança drástica na vida das pessoas. A tragédia utilizava uma linguagem rebuscada.


4- como o escultor grego do período clássico costumava produzir a figura humana? pag 128


Os escultores gregos do período clássico procuravam reproduzir a figura humana de maneira fiel, harmoniosa, de modo que transmitisse ao observador uma ideia de movimento


5- como sócrates levava as pessoas a perceberem que ignoravam o assunto? qual era premissa do método socrático? pag 129


Ao refletir sobre a virtude, por exemplo, Sócrates procurava, inicialmente, retirar de seu interlocutor a convicção de que ele sabia o que era virtude; posteriormente, e por meio de novas perguntas, esforçava-se para que ele fosse chegando ao conceito ou à definição de virtude. Esse método socrático que levava o interlocutor a duvidar do que sabia e a ir construindo um conceito é chamado de maiêutica. Uma premissa de todo método socrático está contida na afirmação atribuída a ele; “só sei que nada sei”.


6- o que platão fundou? por que platão era contra a democracia? para ele como deveria ser o governo de uma cidade? pag 130


Platão fundou em Atenas uma escola de filosofia chamada Academia, na qual se estudavam filosofia, matemática e se praticava ginástica. Platão era radicalmente contrário a democracia ateniense; para ele, uma pessoa comum não tinha capacidade de fazer parte do governo da cidade; confiar o governo a ela era o mesmo que permitir a um aprendiz que pilotasse um navio durante uma tempestade. Segundo Platão, o governo o governo de uma cidade deveria ser para tratar os problemas humanos com sabedoria; esses filósofos-governantes não buscaram o poder e a riqueza, mas o bem e a justiça.


7- heródoto pai da História. O que investigou em seu livro denominado Histórias? De quais fontes se utilizou? pag 131


Em sua principal obra, denominada Histórias, Heródoto investigou pessoalmente vários episódios por ele narrados e mostrou capacidade de observação e espírito crítico. Na sua narrativa, utilizou-se principalmente de fontes escritas ( livros e documentos oficiais) e orais (relatos de testemunhos).


8- Guerras greco-pérsicas ou médicas. pag 132
  1. Explique sobre a Confederação de Delos.
Vencidas as guerras, os atenienses convenceram as outras cidades gregas a se unirem, alegando que os persas poderiam voltar a atacá-las. Formou-se então a Confederação de Delos: união das cidades gregas sob a liderança de Atenas.


  1. O que foi a Guerra do Peloponeso? Quem estava do lado de quem? pag 123

A Guerra do Peloponeso foi uma luta de gregos contra gregos. De um lado, estavam Atenas e suas aliadas; de outro, Esparta e suas aliadas. A vitória coube a Esparta, que se aproveitou disso para impor seu domínio às outras cidades gregas. Estas reagiram e, lideradas por Tebas, venceram Esparta militarmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário