segunda-feira, 13 de agosto de 2018

sheron cultura grega

CULTURA GREGA ANTIGA

1- Heródoto.
Heródoto (em grego, Ἡρόδοτος - Hēródotos, na transliteração) foi um geógrafo e historiador grego, continuador de Hecateu de Mileto, nascido no século V a.C. (485?–420 a.C.) em Halicarnasso (hoje Bodrum, na Turquia).
Foi o autor da história da invasão persa da Grécia nos princípios do século V a.C., conhecida simplesmente como As histórias de Heródoto. Esta obra foi reconhecida como uma nova forma de literatura pouco depois de ser publicada.
Antes de Heródoto, tinham existido crónicas e épicos, e também estes haviam preservado o conhecimento do passado. Mas Heródoto foi o primeiro não só a gravar o passado mas também a considerá-lo um problema filosófico ou um projeto de pesquisa que podia revelar conhecimento do comportamento humano. A sua criação deu-lhe o título de "pai da história" e a palavra que utilizou para o conseguir, historie, que previamente tinha significado simplesmente "pesquisa", tomou a conotação atual de "história".
A obra Histórias foi frequentemente acusada no velho mundo de influenciável, imprecisa e plagiária. Ataques semelhantes foram preconizados por alguns pensadores modernos, que defendem que Heródoto exagerou na extensão das suas viagens e nas fontes criadas. Contudo, o respeito pelo seu rigor tem aumentado na última metade do século, sendo actualmente reconhecido não apenas como pioneiro na história, mas também na etnografia e antropologia.
Vale ressaltar sua contribuição aos estudos geográficos, por esse feito a revista de geografia geopolítica, de maior tiragem na França, fundada pelo famoso geógrafo Yves Lacoste leva seu nome.
Provavelmente escritas entre 450 e 430 a.C., as Histórias foram posteriormente divididas em 9 livros, intituladas segundo os nomes das musas, pelos eruditos alexandrinos. Por volta de 445 a.C., segundo consta, Heródoto fez leituras públicas de sua obra em Atenas.



2- Inicialmente como aconteciam os jogos olímpicos? pág. 126

Eram uma homenagem a Zeus, o deus soberano, e assim sendo,tinham um significado essencialmente religioso. Os atletas de todo o mundo grego trenavam com afinco para se encontrar durante os jogos que ocorriam a cada quatro anos, tendo o primeiro deles ocorrido na cidade de olímpia em 776 a.c.

3- Sobre os dois gêneros teatrais: pág. 127

  1. Como era o gênero da comédia? A comedia usava o humor para criticar os costumes, satirizar os políticos e questionar o funcionamento das instituições.
  2. b.Como era o gênero da tragédia? A tragedia utilizava uma linguagem rebuscada, enguanto a comedia permitia o uso de palavrões.

4- Como o escultor grego do período clássico costumava produzir a figura humana? pág. 128]
De maneira fiel, harmoniosa, de modo que transmitissem ao observador uma ideia de movimento.


5- Como Sócrates levava as pessoas a perceberem que ignoravam o assunto? Qual era a premissa do método socrático? pág. 129
Propunha o dialogo como caminho para chegar ao conhecimento. Por meio de perguntas pensadas, Sócrates levava a pessoa com qual estava dialogando a perceber que ignorava o assunto.
uma premissa do método socrático esta contida na afirmação atribuída a ele "So sei que nada sei". Outra questão importante para sócrates era o autoconhecimento; dai outra frase atribuída a ele: "conhece-te a ti mesmo".
6- O que Platão fundou? Por que Platão era contra a democracia? Para ele como deveria ser o governo de uma cidade? pág. 130
Fundou em Atenas uma escola de filosofia chamada academia, de qual se estudava filosofia, matemática e se praticava ginastica. Platão era radicalmente contrario a democracia ateniense; para ele, uma pessoa comum nao tinha capacidade de fazer parte do governo da cidade; Segundo platao, o governo de uma cidade deveria ser entregues aos filósofos, isto é, aos poucos indivíduos com capacidade para tratar os problemas humanos com sabedoria; esses filosofos governantes não buscariam o poder ou riqueza, mas o bem e a justiça.



7- Heródoto pai da História. O que investigou em seu livro denominado de Histórias ? De quais fontes se utilizou ? pág. 131
Em sua principal obra, denominava historias, Heródoto investigou pessoalmente varios por ele narrados e mostrou capacidade de observação e espirito critico. Na sua narrativa, utilizou-se principalmente defontes escritas(livros e documentos oficiais) e orais ) relatos de testemunhas ).


8- Guerras greco-pérsicas ou médicas.Pág. 132
  1. Explique sobre a Confederação de Delos. União das cidades gregas sob a liderança de atenas

  2. O que foi a Guerra do Peloponeso? Quem estava do lado de quem ? pág. 133 Foi uma luta de gregos contra gregos. De uma lado, estavam atenas e suas aliadas; de outro, esparta e suas aliadas. A vitoria coube a esparta, que se aproveitou disso para impor se domínio as outras cidades gregas.












Nenhum comentário:

Postar um comentário