segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Júlia Ripoll e Raíssa Nahraila






                                                     CULTURA GREGA ANTIGA




1- A educação em Esparta:
Na Antiguidade, a cidade-estado grega de Esparta era muito voltada para as atividades militares. Desta forma, a educação recebeu forte influência da área militar.
Extremamente rigorosa, a educação espartana tinha como objetivo principal formar soldados fortes, valentes e capazes para a guerra. Logo, as atividades físicas eram muito valorizadas.
Por volta dos sete anos de idade, os meninos espartanos eram levados por suas mães para uma espécie de escola, onde as atividades físicas seriam trabalhadas. Já na adolescência, entravam em contado com a utilização de armas de guerra.
O senso crítico e artístico não eram valorizados em Esparta, pois os jovens estudantes tinham que aprender a aceitar ordens dos superiores e falar somente o necessário.
As meninas espartanas também tinham uma educação específica. A educação feminina tinha como objetivo formar boas esposas e mães. Elas também participavam de atividades desportivas e torneios. A função deste tipo de educação para as meninas era formar mulheres saudáveis e fortes, para que pudessem, futuramente, dar a luz a soldados saudáveis e fortes para Esparta.





Resultado de imagem para a educação em esparta


2- Inicialmente como aconteciam os jogos olímpicos? Pág 126  Inicialmente, os jogos aconteciam em um campo de luta, em espaço aberto; posteriormente passaram a ser realizados no ginásio, um centro esportivo fechado, equipado com banheiros, vestiários e salas de aula, onde se praticavam leitura, escrita, música e oratória.

3- Sobre os dois gêneros teatrais: pág 127
        a) Como era o gênero da comédia? A comédia usava o humor para criticar os costumes, satirizar os políticos e questionar o funcionamento das constituições.

        b) Como era o gênero da tragédia?  A tragédia utilizava uma linguagem rebuscada, enquanto a comédia permitia o uso de palavrões.

4- Como o escultor grego do período clássico costumava produzir a figura humana? pág. 128
Os escultores gregos do Período Clássico procuravam reproduzir a figura humana de maneira fiel, harmoniosa, de modo que transmitisse ao observador uma ideia de movimento.


5- Como Sócrates levava as pessoas a perceberem que ignoravam o assunto? Qual era a premissa do método socrático? pág. 12
Sócrates propunha o diálogo como caminho para chegar ao conhecimento. Por meio de perguntas pensadas, Sócrates levava a pessoa com a qual estava dialogando a perceber que ignorava o assunto.

6- O que Platão fundou? Por que Platão era contra a democracia? Para ele como deveria ser o governo de uma cidade? pág. 130
Platão fundou em Atenas uma escola de filosofia chamada academia, na qual se estudava a filosofia, matemática e se praticava ginástica. Platão era radicalmente contrario à democracia anteniensie; para ele, uma pessoa comum não tinha capacidade de fazer parte do governo da cidade; confiar o governo a ela era o mesmo que permitir um aprendiz que pilotasse um navio durante uma tempestade. O governo de uma cidade deveria ser entregue aos filósofos, isto é, aos indivíduos com capacidade para tratar os problemas humanos com sabedoria; esses filósofos-governantes não buscariam o poder ou a riqueza mas o bem e a justiça.

7- Heródoto pai da História. O que investigou em seu livro denominado de Histórias ? De quais fontes se utilizou ? pág. 131
Investigou pessoalmente vários episódios por ele narrados e mostrou capacidades de observação e espírito crítico. Na sua narrativa, utilizou-se principalmente de fontes escritas (livros e documentos oficiais) e orais (relatos de testemunhos).

8- Guerras greco-pérsicas ou médicas.Pág. 132
a) Explique sobre a Confederação de Delos. Vencidas as guerras, atenienses convenceram as outras cidades gregas a se unirem, alegando que os persas poderiam voltar a atacá-las. Formou-se então a Confederação de Delos: União das cidades gregas sob a liderança de Atenas.
b) O que foi a Guerra do Peloponeso? Quem estava do lado de quem ? pág. 133 A guerra do Peloponeso foi uma luta de gregos contra gregos. De um lado, estavam Atenas e suas aliadas; de outro, Esparta e suas aliadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário