segunda-feira, 2 de abril de 2018

Júlia Ripoll e Julia Ariana

A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA


Imagem relacionada

1- Como o homem pré-histórico chegou a América? Explique. 

Os primeiros seres humanos que chegaram ao continente americano vieram da Ásia. Chegaram à América, provavelmente, após passarem pelo Estreito de Bering. 


2- Como o homem pré-histórico chegou ao Brasil? Explique.
    O atual território brasileiro foi povoado por homens entre 40 mil e 50 mil anos atrás. Foram se espalhando pelo continente até chegarem ao sul e começarem a povoar o território brasileiro.
São os homens pré-históricos brasileiros os ancestrais dos índios que habitam até hoje nosso país.
3- Pré-História, Minas Gerais. Por que as ossadas humanas encontradas em Lagoa Santa estão desafiando teorias? explique. 

Ossadas humanas descobertas na região de Lagoa Santa estão desafiando as teorias a respeito da ocupação humana do continente americano por dois motivos. Primeiro porque os fósseis encontrados são bem mais antigos do que as datas estabelecidas por essas teorias para a ocupação da América. Segundo porque o biólogo Walter Alves Neves, da USP, os humanos que habitavam essa região possuíam traços negróides, e não mongolóides do modo como são todos os povos indígenas americanos até então conhecidos.

A ossada de uma mulher encontrada na gruta de Lapa Vermelha IV, em Lagoa Santa, ganhou o apelido de Luzia, dado por Walter Neves numa alusão ao fóssil Lucy, fêmea da espécie Australopithecus afarensis achada na Etiópia em 1974 (que tem 3,5 milhões de anos).
Luzia é o mais antigo esqueleto humano já encontrado nas Américas. Ela viveu há 12 500 anos atrás, sendo uma legítima representante do Homem de Lagoa Santa, como ficaram conhecidos pela ciência os humanos que habitaram a região no passado (Neves et al., 2007b).

O maior projeto de pesquisa do Brasil acontece em Pedro Leopoldo e é defendido por Walter Neves. Lagoa Santa por sua vez faz parte deste contexto sendo uma das cidades que se engloba neste projeto, ficando com o mérito da divulgação.
4- Pré-história, Piauí. Quais são os vestígios arqueológicos mais importantes que são preservados no Parque Nacional da Serra da Capivara?

Parque Nacional Serra da Capivara é uma unidade de conservação arqueológica com uma riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios. O patrimônio cultural e os ecossistemas locais estão intimamente ligados, pois a conservação do primeiro depende do equilíbrio desses ecossistemas. O equilíbrio entre os recursos naturais é o condicionante na conservação dos recursos culturais e foi o que orientou o zoneamento, a gestão e o uso do Parque pelo poder público.

Contém a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo. Estudos científicos confirmam que a Serra da Capivara foi densamente povoada em períodos pré–históricos. Os artefatos encontrados apresentam vestígios do homem há 50.000 anos, os mais antigos registros na América.
5- Pré-história do litoral. Onde e como viviam os sambaquieiros? Explique.

Alguns dos locais em que se encontram os sambaquis são: Lagoa Santa e Serra do Cipó, ao norte de Belo Horizonte e Vale do Rio Peruaçu e Lapa do Boquête, ao norte de Minas Gerais, e também locais que vão até as Cordilheiras dos Andes.

sambaquis viviam em cavernas e grutas para se protegerem do sol, da chuva,do frio e de animais.os sambaquis são formações,constituídas principalmente de conchas e moluscos,formadas ao longo de milhares de anos pelas populações que habitavam regiões litorâneas.


6- Quem eram? Onde e como viviam os Tupis? Como as tribos deles eram dirigidas? 

Os tupis se compunham de tribos compostas de unidades menores, as aldeias, que mantinham entre si interesses comuns. Nas aldeias, havia, normalmente, de quinhentas a seiscentas pessoas, que viviam em grandes habitações ou malocas coletivas, cuja estrutura de madeira recebia uma cobertura de folhas de palmeira. Em geral, o número de habitações variava de quatro a sete por aldeia, cada uma delas abrigando um grande grupo familiar. A poligamia era prática comum entre os chefes e entre os guerreiros mais destacados.
A divisão do trabalho era feita de acordo com o sexo e a idade. As mulheres, além dos afazeres domésticos, ocupavam-se da agricultura e da coleta e colaboravam na pesca. Encarregavam-se da preparação do cauim - bebida fermentada à base de mandioca - e de muitas atividades artesanais, como tecer redes, trançar cestos, fazer tapetes etc.
Além da derrubada da mata e da preparação da terra para o plantio, os homens ocupavam-se da caça, da pesca e da fabrica de canoas, armas de guerra e instrumentos de trabalho. Deviam erguer as habitações, defender a aldeia, tomar parte da guerra e executar os prisioneiros, se sua tribo praticava a antropofagia. Também eram os homens que exerciam a função de curandeiros.
  As crianças ajudavam os pais em algumas atividades e realizavam tarefas correspondentes à sua idade, como cuidar dos irmãos menores ou espantar os pássaros das plantações no período que antecedia a colheita. Os tupis são os índios que falam (ou falavam) línguas pertencentes ao tronco tupi. Constituem a mais conhecida etnia indígena brasileira.
Antigamente viviam na Amazônia, principalmente na parte baixa, ou final, do rio Amazonas. A partir daí, espalharam-se por uma grande faixa de terreno, ao longo da maior parte do litoral brasileiro, Entre seus grupos destacaram-se os tupiniquins e os tupinambás, que eram inimigos entre si. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, no século XVI, encontraram índios tupiniquins no litoral sul da Bahia. Outros grupos indígenas, como os mundurucus e os potiguaras, também fazem parte do chamado tronco tupi.

7- Identifique os principais aspectos da Civilização Marajoara. Explique sobre a arte Marajoara.


É conhecida pelo nome de arte marajoara o conjunto de artefatos, sobretudo a cerâmica, produzida por antigos habitantes da Ilha de Marajó, no Pará. Sua importância reside no fato de ser considerada a mais antiga arte cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas. Sua fase mais popular entre o público, e que também é alvo da maioria das pesquisas situa-se no período de 400 a 1400 d.C.
Localizada no estado do Pará, região norte do Brasil, Marajó é a maior ilha fluviomarinha do mundo, cercada pelos rios Amazonas e Tocantins, e pelo Oceano Atlântico. Acredita-se que as fases arqueológicas da ilha do Marajó foram cinco, correspondendo cada uma a diferentes níveis de ocupação e a diferentes culturas instaladas na região (Ananatuba, Mangueiras, Formiga, Marajoara e Aruã).

8- Inserir um vídeo do You Tube sobre uma das questões acima.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário